Família Quadrada - Versão em português - Nenhum sucesso no mundo compensa o fracasso no lar.
Square Family - English version blog - No other success can compensate for failure in the home.
Planilha para Projeção dos Gastos Futuros
Carlos Marcelo Bianchi - 08.Janeiro, 2013 31 Comentários
Postado em: Finanças

Planilhas para finanças pessoais

Após a exibição da matéria sobre Infidelidade Financeira que passou no dia 07/01/2013 no programa Mais Você da TV Globo, que mostrou a Família Quadrada dando entrevista sobre controle de finanças pessoais e sobre dinheiro sem fronteiras, recebemos dezenas de pedidos pelas planilhas para finanças pessoais que usamos para realizar nossos controles.

As que seguem abaixo são versões simplificadas das que usamos. Isso porque ambos trabalhamos com TI, somos Analistas de Sistemas e, como só nós dois as utilizávamos e fomos incrementando com o tempo, é preciso fazer antes um manual para outra pessoa conseguir usar. Hehehe! :) Prometo que, em breve, mostraremos a “planilha” que usamos de fato, explicando como utilizar. Não é difícil, mas precisa mesmo de algumas instruções.

Tivemos mais algumas outras solicitações que vamos responder mas, para a maioria das pessoas conseguir dar o primeiro passo, baixar a planilha e adquirir o hábito de preenchê-la é, sem dúvida, indispensável.

Modelo de planilha para controle de Orçamento Doméstico

Modelo de planilha para controle de Orçamento Doméstico

Esta planilha foi um modelo que utilizamos no início e dei uma arrumada hoje, melhorando as fórmulas, colocando exemplos e alguns comentários para orientação:

Modelo de planilha para controle de orçamento doméstico da Família Quadrada

Uma recomendação de consulta que fazemos é o site Mais Dinheiro, do Gustavo Cerbasi. Lá tem muitas outras planilhas interessantes, vale a pena conferir.

E a mais recente planilha eu chamo de Planilha para Projeção dos Gastos Futuros. Essa é a minha preferida pela simplicidade e porque, com ela, a gente rapidamente percebe se é possível assumir grandes gastos, fazendo simulações e observando. Imagine que você tem um projeto de grande valor como comprar um carro, fazer uma viagem longa, reformar a casa, realizar o casamento etc. Tudo indica que você tem dinheiro, mas como estará sua saúde financeira daqui a 3 meses? 6 meses? É isso que essa planilha ajudará a te responder.

Diferente da planilha anterior, que visa controlar o que aconteceu, passado, com um detalhamento grande, nesta você trabalha com valores estimados para o futuro. Ela vai fazendo a soma e sinalizando se você tem chances de entrar no vermelho antes, durante ou depois da realização do sonho. Recomendo que esta planilha só seja usada depois que a pessoa tiver uma ideia madura de suas despesas e receitas pois o tempo todo você trabalhará com estimativas. Ela não serve para projetos de longo prazo (maiores que 3 anos) como, por exemplo, a compra da casa própria, pelo fato de essa operação envolver muitos outros fatores como inflação, taxas etc.

Planilha para Projeção dos Gastos Futuros

Planilha para Projeção dos Gastos Futuros

Detalhe técnico: essa planilha só funciona a partir da versão 2010 do Excel.

Quem baixar e tiver dúvida, é só deixar um comentário que a gente responde.

 

FavoriteLoadingGostei!

31 comentários em “Planilhas para finanças pessoais

  1. Bom dia.
    Parabéns pelo trabalho de vcs. Tenho uma dúvida no preenchimento da planilha. na realidade, eu estava começando a utilizar a planilha do Cerbasi, me deparei com a dúvida e tentei achar solução, aí encontrei vcs por aqui. Se puderem me ajudar eu agradeço.
    Minha dúvida é como faço o lançamento na planilha das minhas compras feitas no crédito do cartão, pois o que eu comprei em setembro, e até mesmo nos últimos dias de agosto, será pago no início do mês de outubro. Ou seja, é um consumo de outro mês, mascarando a realidade do mês atual. Devo considerar estes gastos sendo uma média mês a mês, mudar a forma de compra para débito, ou de que forma poderia interpretar estas informações? Outro agravante é que recebo no dia 10, em cheque, ou seja, as vezes o dinheiro está na mão só no dia 12 ou 13, então contas de início do mês são pagas com saldo do salário passado, enfim, dá um "nó no cérebro" para conseguir chegar a uma forma ideal de preenchimento e controle...kkkk.... Não se se me fiz entender, mas agradeço a atenção. Um abraço e sucesso pra vcs.
    Gustavo -
    • Carlos Marcelo Bianchi
      Olá Gustavo!

      Quando fizemos a planilha, não tínhamos pensado nessa situação, mas tenho sugestões a fazer que podem te ajudar.

      Qual o SEU objetivo ao utilizar a planilha para controlar os gastos? Mapear onde você está gastando o dinheiro para controlar suas despesas ou qual o saldo (receitas ou despesas) mês a mês?

      Se o objetivo for o primeiro, você deve lançar na data que você realizou a compra pois, assim, sua análise ficará mais fácil. Por exemplo, no dia 31/08 você gastou 500 reais com presente para seu afilhado. Então, mais de um mês depois, na fatura do cartão, o contexto da compra vai sumir no meio de tantas outras que ocorreram no decorrer do mês de Setembro. Enquanto que na intenção de administrar melhor os gastos, você vai refletir e optar, nas próximas vezes, por um presente mais em conta ou alternativo.

      Se o objetivo for apenas controlar o saldo, então, basta fazer o lançamento do valor da fatura no mês do vencimento. Você enxergará que, naquele mês seu saldo será menor ou, talvez, negativo, mostrando que você deve reverter a situação de alguma forma.

      Sugiro você dar uma olhada na planilha de projeção de gastos futuros. Nela, você pode assinalar os itens e sinalizar a data em que eles serão efetivamente debitados. Eu a criei para gente realizar grandes projetos sem estourar o orçamento 6 meses depois. Por exemplo: uma viagem, a compra de um carro, a compra de uma casa, uma TV super bacana, um computador e até um curso no exterior.

      Tendo novas dúvidas, pode voltar. Depois conte sua experiência para nós.
      Carlos Marcelo Bianchi -
      • Muito obrigado pelo retorno Carlos Marcelo. Sucesso pra vocês! Abraço.
        Gustavo -
  2. bem vou baixar a planilha!porem estou com duvida meu orçamento esta estourado ,ou seja já estou com 60% do meu orçamento a mais ,creio e torço para daqui a 2 meses eu ter saído desta (detalhe foi um golpe estelionato)na troca do carro que me pós nesta situação,minha esposa pediu para ser mandada embora para resolvermos a situação.
    enfim tem como usar está planilha,nestas condição?
    obrigado
    edson luiz de moura -
    • Carlos Marcelo Bianchi
      Edson, certamente a planilha ajudará a reorganizar o orçamento, ajudando-o a gastar menos do que vocês estão recebendo. Isso será ainda mais importante principalmente porque sua esposa vai deixar o emprego, reduzindo a renda familiar.

      Infelizmente imprevistos como esse podem acontecer com qualquer um, é sempre bom ter uma reserva de emergência para que não se deixe o orçamento mensal extravasar.

      Talvez seja o caso de ela buscar uma atividade que gere alguma renda e ela possa exercer em casa mesmo, para ajudar a manter o orçamento em dia.

      Depois volte para contar sua experiência, como vocês estão indo.

      Boa sorte.
      Carlos Marcelo Bianchi -
  3. quero baixar a planilha, como faço ?
    kAYRA CRISTINA -
    • Mônica Japiassú
      Kayra, há 2 links no decorrer do texto do post que levam para as duas planilhas que estamos disponibilizando:

      Modelo de planilha para controle de orçamento doméstico da Família Quadrada
      Planilha para Projeção dos Gastos Futuros

      Se tiver algum problema, é só escrever novamente.
      Abraços!
      Mônica Japiassú -
  4. Bom dia,

    Gostaria de adquirir planilha de projeção, como faço para adquiri-la?

    att
    Edson Flávio -
  5. Monica baixei a planilha e adaptei ao nossos gastos, mas nao consigo conciliar com a planilha dos gastos diários, nao sei mexer no excel e ai eu altero os nomes da planilha de lançamento diário, mas nao corresponde ao da outra tabela, vc tem alguma dica/solução pra isso?

    obrigada
    fabiana -
    • Carlos Marcelo Bianchi
      Olá Fabiana. O que você colocar como descrição no lado esquerdo, deve se repetir no lado direito, pelo menos o início. Exemplo: lado esquerdo => Luz; lado direito: => Luz consumo 30kwh. Caso você ainda esteja tendo dificuldade, você pode mandá-la para o email nossocontato@jbsilva2.com.br e vejo se as fórmulas estão corretas.
      Carlos Marcelo Bianchi -
  6. olá, depois que assisti vcs no mais vc, fiquei mais empolgada para começar urgente meu planejamento, trabalhamos juntos, meu marido e eu, e temos uma renda unica, somos micro empresários, mas precisamos organizar nossas finanças. sempre estarei visitando o site e pedindo ajuda. Parabéns!
    Manuela Ribeiro -
    • Carlos Marcelo Bianchi
      Olá Manuela. É um desafio interessante pois, embora vocês sejam 2, a fonte de renda é única. O maior conselho que já ouvi falar é de que NUNCA deve se misturar as despesas pessoais com a da empresa. Depois nos conte como vocês estão indo, temos uma enorme curiosidade em saber. Boa sorte.
      Carlos Marcelo Bianchi -
  7. Olá! Parabéns pela iniciativa e organização. Baixei a planilha e estou com dúvidas quanto às fórmulas na coluna D... Como posso falar com vocês para tirar dúvidas? Ah, o link para o site do Gustavo Cerbasi está com erro.
    Obrigada!
    Flavia -
    • Carlos Marcelo Bianchi
      Olá Flavia. Tudo bom? Obrigado por avisar. Eu testei aqui e funcionou. Qual erro está aparecendo para você? Você pode falar conosco pelo email nossocontato@jbsilva2.com.br.
      Carlos Marcelo Bianchi -
  8. Acompanho o blog faz tempo. É excelente a iniciativa de vocês de compartilhar com os leitores suas experiências. Admiro muito a organização da Família Quadrada.Meus parabéns!
    Simone -
  9. Ola família quadrada,assisti vcs no programa mais vc e confesso que vcs me deixaram muito empolgada para iniciar um planejamento financeiro, já temos meio caminho andado pois compartilhamos da mesmA ideia, não temos divisões de contas; a renda da família e exatamente para o consumo e bem estar da família,adorei a organização financeira de vcs. Espero em breve ter melhores notícias de nosso planejamento financeiro.muito obrigado e sucesso!!!
    Fernanda -
    • Carlos Marcelo Bianchi
      Muito bom, Fernanda. Parabéns. Dê mais alguns passos e volte. É bom trocar experiências, compartilhar e mais pessoas verem que mais pessoas conseguem, que é possível depois de algum esforço.
      Carlos Marcelo Bianchi -
  10. Muito obrigado!!!!agora vou traballhar em cima dela.
    Jéssica Porfirio Moron Cruz -
  11. Carlos Marcelo Bianchi
    Pessoal, coloquei uma nova versão da planilha para projeção de gastos futuros. Fiz alguns ajustes nos valores de exemplo e melhorei as explicações dos comentários. Vale a pena baixar de novo.
    Carlos Marcelo Bianchi -
  12. Eu não sou muito fã de excell, mas como vcs facilitaram tudo compartilhando a planilha de vcs conosco, prometo me organizar e manter a Planilha de Orçamento Doméstico atualizada. Vai que eu consiga economizar e sobre um dim dim, aí eu começo a usar a "Planilha de Projeção de Gastos Futuros"!! \o/
    Quem diria que eu, a muitos anos atrás, procurando sites sobre casamentos, iria encontrar uma família que me ensinasse, dentre outras coisas, tb sobre economia doméstica!!
    Adoro essa Família Quadrada!!!
    Bjs!!!
    Cláudia Azevedo -
    • Carlos Marcelo Bianchi
      Obrigado por nos acompanhar por tanto tempo, Claudia! O excel não é fácil mesmo para quem não conhece, mas rapidamente você pega o jeito e começa a fazer gráficos incríveis com apenas alguns cliques. Você pegou direitinho o espírito: primeiro relaciona, controla, conhece bem o cenário e, depois, sonha e planeja na outra planilha.
      Carlos Marcelo Bianchi -
  13. assisti a matéria no programa Mais Voce, me identifiquei pois sou muito descontrolada, já tentei mas sempre escapo do orçamento.
    alessandra elena lazarine figueroa -
    • Carlos Marcelo Bianchi
      Olá Alessandra. Nunca desista. Com a gente é assim algumas vezes e só sai depois da décima tentativa. É normal falhar no começo, mas, com persistência você consegue. Não precisa esperar virar o ano, o mês nem a semana: recomece amanhã, depois do almoço, daqui a pouco. :)
      Carlos Marcelo Bianchi -
  14. Olá gostei muito do que vi na Ana Maria, não sou casada mas acredito que principalmente nesta situação precisamos ser controlados!
    Natalia -
    • Carlos Marcelo Bianchi
      Olá Natalia. Na verdade, casado, solteiro, viúvo ou divorciado. :) Desejar e planejar faz parte da vida, não só financeira. Seguimos essa linha para quase tudo que fazemos e, graças a Deus, tem dado certo na maioria das vezes. Boa sorte!
      Carlos Marcelo Bianchi -
  15. Caros Marcelo e Mônica,assiti a entrevista de voces na Ana Maria Braga, não costumo assistir muito,pois nesse horário estou trabalhando, más por coincidencia ou não, ontém dia 07/01, resolvi ficar assitindo e achei muito interessante a entrevista, eu sei q existem várias planilhas de custos, só q voces me impressionaram com a simplicidade e a seriedade com q voces lidam com essa situaçãoqaomeu ver tem q ser levado muito à sério,mesmo, só q vou confessar à voces eu não consigo e faço tudo ao contrário de voces, não é tanto o meu marido é mais eu quem acabo furando nosso orçamento, faço dívidas q nem ele sabe, gostaria muito q voces me auxiliassem no preenchimento da minha planilha, talvez voces nem consigam com tanta dívida q nós temos. aguardo uma resposta e por enquanto obrigada pela atenção e q voces continuem com essa missão e q Deus esteja sempre com sua famíla. Um abraço. AnaMilitão
    Ana e Wilton Militão -
    • Carlos Marcelo Bianchi
      Ana, reconhecer o ponto fraco da família é o primeiro passo. Tente, nesse caso, entender as razões que levam a você a furar o orçamento. Fazer dívidas para itens consumo, ainda mais sem ele saber, não vemos como boa prática, mas você pode reverter isso chamando seu marido para conversar e pedir para ele te ajudar. Tente, com as planilhas, colocar os gastos fixos e separar verbas para coisas que querem realizar. Se vocês fizerem isso, as chances de gastar o que não tem diminuem pois o dinheiro já terá um destinação.
      Carlos Marcelo Bianchi -
  16. Bem detalhada e realmente ajuda, eu vou utilizar. Gostei da expressão "o que indica que a sua saúde financeira..." rs é verdade.
    A planinha vai me ajudar a realizar a viagem para a disney, eba
    Beijos
    Lilia Faria -
    • Mônica Japiassú
      Que bom, Lilia!
      Depois nos conte como está indo o planejamento para a viagem. E depois nos conte como FOI a viagem! :)
      B-jão!
      Mônica Japiassú -
  17. Pingback: Família Quadrada no programa Mais Você | Família Quadrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

 max. permitido: 1024

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Targeteria